segunda-feira, 30 de maio de 2011

Europa Ocidental

Europa Ocidental ou Oeste Europeu é uma parte da Europa cujas fronteiras dependem da definição.
Antes da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, o termo "Europa Ocidental" era usado para designar a parte de Europa que tinha raízes católicas ou protestantes, ou seja, a área ocupada por FrançaIrlandaReino UnidoPaíses BaixosBélgicaLuxemburgoIslândia,SuíçaLiechtensteinAndorraNoruegaSão MarinoMónaco,ÁustriaDinamarcaItália,Portugal e Espanha. Foram estes países em que a Cultura ocidental se desenvolveu e deles que esta cultura se espalhou pelo mundo.
Durante a Guerra Fria, quando a Europa Ocidental designava os países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte foi criada em 1949, em pleno contexto da Guerra Fria, onde o mundo vivia a bipolaridade bélica e ideológica entre EUA e URS) e sob influência norte-americana, o termo era frequentemente usado como contraponto Europa Oriental, que estava sob influência soviética. As fronteiras entre os países do Ocidente e do Leste estavam muito bem defendidas, especialmente do lado oriental. A estas fronteiras dava-se também o nome de Cortina de Ferro.
Até há pouco tempo, podia-se dizer com segurança que a Europa Ocidental correspondia aos países da União Europeia adicionando-se-lhes a Islândia, a Suíça, o Liechtenstein, Andorra, a Noruega, São Marino e o Mónaco.
Para a Organização das Nações Unidas, a Europa ocidental compreende a Alemanha, aÁustria, a Bélgica, a França, o Liechtenstein, o Luxemburgo, o Mónaco, os Países Baixos e a Suíça.

Uma das prioridades da política externa brasileira, o relacionamento com a Europa Ocidental caracteriza-se por uma rara combinação de fundamentos: uma história comum (descobrimento e colonização portuguesa, os 60 anos da União Ibérica, a presença holandesa no Nordeste); o papel da imigração e da cultura européia na formação do Brasil (numerosas comunidades de descendentes, língua, religião e valores compartilhados); o dinamismo do intercâmbio econômico (a União Européia é nosso principal sócio comercial e a primeira fonte de investimentos diretos no País); e a intensidade do diálogo político (os contatos governamentais, sobretudo de alto nível, são constantes e marcados por espírito construtivo). 

Milliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário